Fotojornalismo
Aqui estão os primeiros apontamentos de Fotojornalismo, disponibilizados pelo Dr. José Soudo. Eu irei colocar mais apontamentos nos próximos dias. Bom trabalho para todos!
O Representante de turma,
Tiago Lopes
SÍNTESE DE CONTEÚDOS
JOSÉ SOUDO
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Dos muitos pressupostos que poderiam justificar os objectivos e os conteúdos deste módulo dentro da disciplina de fotojornalismo, apenas destaco uma afirmação de Walter Benjamin, contida na sua “Pequena História da Fotografia” (ed.: Relógio d’Água – 1992), que nos diz o seguinte:
“ O analfabeto do futuro será, não o incapaz de escrever, mas o incapaz de fotografar. Mas não terá de ser considerado pouco mais do que analfabeto, o fotógrafo que não sabe ler as suas próprias fotografias?”.
Esta afirmação tão sofrida quanto polémica, poderia ter sido proferida hoje. No entanto não o foi. Pertence às múltiplas análises e reflexões que o filósofo escreveu há cerca de oitenta anos.
Com a aparente vulgarização que a fotografia tem nos nossos quotidianos, cruzando-se transversalmente com todas ou quase todas as nossas actividades, nada mais actual e oportuno, para nos fazer pensar e reflectir sobre como escrever e ler imagens fotográficas.
Objectivos:
Perspectivar o futuro. Olhar o presente. Analisar o passado.
Pretende-se a construção de um quadro de referências culturais, políticas e históricas que permitam ao formando melhorar a sua capacidade de:
-ver e ler fotografias;
-ver, ler e identificar fotógrafos;
-compreender e reflectir sobre os momentos mais significativos e relevantes da História da Fotografia no mundo e em Portugal, nos séculos XIX e XX;
PLANO DE ESTUDOS:
O plano de estudos proposto, pretende duma forma analítica e reflexiva, criar um quadro referencial para a fotografia contemporânea, as suas múltiplas correntes, contradições e ambiguidades, fazendo-o a partir dum enquadramento e entendimento da fotografia ao longo dos séculos XIX e XX.
Como motivo para a reflexão far-se-á “Um passeio pelo álbum de família”, uma análise crítica de “Fotografia(s) com História(s)”, e um percurso analítico, “Dos pioneiros até à fotografia actual”.
Algumas datas de referência
Sec V ac. Mo Ti na China, refere o principio físico da câmara escura
Sec. IV ac. Aristóteles referencia na Problemática, o princípio físico da câmara escura
Sec. IV ac. Platão escreve o tratado filosófico « Alegoria da Caverna »
Século X Ibn Hassan Ibn referencia o princípio da câmara escura para observações astronómicas
1058 o cientista Alhazen utiliza o princípio da câmara escura para observar um eclipse solar
1435 Leon Battista Alberti utiliza o princípio da câmara escura para desenhar
1450 Dürer utiliza o princípio da câmara escura para desenhar rostos
1480 Leonardo da Vinci referencia no Codex Atlanticus o princípio físico da Camera Obscura
1558 Giambattista Porta adapta uma lente à camera obscura e chama-lhe câmara óptica
1727 Schultz confirma laboratorialmente a reacção dos sais de prata perante a luz
1777 Scheele confirma que o nitrato de prata é mais reactivo às radiações azul e UV
1780 Weedgewood executa “desenhos” sobre papel sensibilizado com nitrato de prata (desenhos não estáveis)
1816/1826 Nicéphore Niépce executa heliografias sobre chapas de cobre polido e sensibilizado com betume de Judeia
1836/40’s Jacques Mandé Daguerre, diorama e daguerreotipia
1830’s/1840’s Fox Talbot, desenho fotogénico, “The pencil of nature”, papel salgado, calotipia
1835/40’s Hypollite Bayard, positivo directo
1839 Oficialização do processo de Daguerre na Academia de Ciências e no Parlamento de Paris
1847 Niépce de Saint Victor, negativo em albumina
1850 Blanquard-Évrard, impressão em albumina
1851 Scott Archer, colódio húmido
1851 ambrótipos
1855 ferrótipos
1859 Disdéri, “cartes de visite”
1864 Walter B. Woodburry, Woodburrytipia (fotografia instantânea)
1864 Swan, impressão em carvão
1871 Maddox, chapas secas de gelatina/brometo
1879 Willis, platinotipia
1883 Vogel, descoberta da sensibilização cromática dos sais de prata
1889 Eastman, película plástica em rolo (Kodak)
1912 revelação cromogénea
1935 Kodachrome
1948 Land, polaroid
Conteúdos Programáticos
1. Sobre as interacções da fotografia para fins científicos com a fotografia de prestação de serviços ou profissional e a fotografia de “amador”; Fotografia e Arte; Estética da Fotografia ou estéticas nas fotografias?
FOTOGRAFIA
documento – objecto – arte - de amador – científica – etc.
(EROS/TANATHOS «- VIVER -» NASCER/MORRER)
Visualização e análise de imagens de autores contemporâneos:
1980 - Gottfried Jagger(Alemanha) - instalações
1988 - David Modell(Inglaterra) - foto-documental
1988 - James Wedge(Estados Unidos) - publicidade-moda
1990 - Peter Lindbergh(Inglaterra) - moda
1970-80-90 - Cindy Sherman(Estados Unidos) - filósofa das imagens(refª:Peter Greenway)
1980 - Mary Ellen Mark(Estados Unidos) - Magnum
1950-60-70-80-90 - Elliot Erwitt(Estados Unidos) - Magnum (refª:projecto M.I.L.K.)
1920-30-40 - Martin Munkacsi(Hungria) - moda
1930-40-50-60-70-80 - Ansel Adams(Estados Unidos) - Grupo f/64
1930-40 - Maurice Tabard(França) - moda/surrealista
1980 - Gottfried Hellnwein(Austria) - artista plástico
1980-90 - Philipo Lorca-Di Corcia(Estados Unidos) - artista plástico
1980-90 - Joel-Peter Witkin(Estados Unidos) - conceptual (católico militante)
1920-30 - Bauhaus(Alemanha) - escola em construção
1930 - Gerhard Riebicke(Alemanha) - ref. H. Listz,Hoffman,L.Riefenstahl
1990 - Diana Block(Estados Unidos) - moda
1990 - Christian Vogt(Suiça) - moda
1980-90 - Jan Saudek(Checoslováquia) - encenações “eróticas”
1980-90 - Ron Michiko(Japão) - moda
1980 - Sebastião Salgado(Brasil) - Magnum
2. Será que há uma pré-história da Fotografia?
Dos séculos XV/XVI de Leonardo da Vinci, à Comuna de Paris nos anos 70 do séc.: XIX, ou como dum tubérculo cortado na pré-história, se chega à fotografia, através da gravura, do desenho, da pintura ou da tipografia de Götemberg.
2-1.Visualização/contextualização de imagens de autores diversos do séc.XIX:
A modernidade do séc.XIX,
Arte fotográfica,
Realismo,
Etnografia,
Documentalismo,
O corpo,
Movimento e cinema,
O direito à imagem e a democratização do retrato,
A fotografia democratizada,
As múltiplas convulsões sociais e as suas implicações na actividade fotográfica,
As guerras do séc.XIX na fotografia: Crimeia e Guerra Civil na América,
A fotografia como arma política,
Arte fotográfica vs realismo social (etnografia),
Fotografia antropométrica e judicial.
-Os anos 10’s/20’s/30’s do séc.XIX e os pioneiros
-Os anos 30’s/40’s e os processos pré-fotográficos como uma nova arte de desenhar
-Os anos 50’s do séc. XIX e os primeiros ensaios da fotografia como objecto documental e de “report”
As guerras fotográficas do séc.XIX:
- Crimeia e Roger Fenton
- Guerra Civil Americana
-Os anos 60’s/70’s e a democratização do retrato
-A Comuna de Paris (70’s) e a democratização plena do direito ao retrato
-“Les Cartes de Visite” e Disderi (60’s)
-A estereoscopia
-John Thompson e a fotografia etnográfica e o realismo social
-A Fotografia pré-moderna
-A arte fotográfica a as suas diversas correntes
-Os estúdios de fotografia vs fotografia de amador
-Os retratistas: Nadar, Etienne Carjat, Tourtin, Napoleon Sarony
-Os anos 80’s e a fotografia “moderna” e actual
-Fotografia Documental/Fotografia de forte incidência social
-A arte fotográfica e os modernistas
-Os 90’s e o surgimento da companhia G.Eastman-Kodak
-O direito pleno à fotografia
-O cinema e a fotografia do movimento
-Stieglitz e o Foto-Galerismo.
-Lewis Hine, a exploração do trabalho infantil a as cruzadas sociais
-A fotografia e a arte/arte fotográfica
-Paisagistas
-Nú
-Realismo social
séc.: XVII - esquadria - refª: Peter Greenway ”O Contrato”
Séc: XVIII - silhueta
Séc.: XV-XVI-XVII-XVIII - CAMERA OBSCURA
1836 - Daguerre (França)
1834 - Fox Talbot (Inglaterra) - papel salgado/desenhos fotogénicos
1836 - Hypollite Bayard(França) - positivo directo em papel
1840 - David Octavius Hill e Robert Adamson (Inglaterra) - desenhistas/refª: Frederick Flower
1840-50 - Maxime du Camp(França) - paisagista/itinerância
1840-50 - Francis Frith(Inglaterra) - paisagista/itinerância
1840-50 - Charles Négre(França) - retratista/impressionista
1850-50 - Eugéne Durieu(França) - estudos de nú/academismo
1850-60 - Lewis Carroll; Julia Margaret Cameron(Inglaterra); Oscar Rejländer (Suécia)- arte fotográfica
1850-60 - Disderi(França) “cartes de visite”
refª:Carlos Relvas
1860-70 - Nadar(França) - “Comuna de Paris”
1855-60 - Roger Fenton(Inglaterra) - guerra da Crimeia
1860-70 - Alexander Gardner; Mathew Brady; Timothy O’ Sullivam (Estados Unidos) - guerra civil americana ou guerra Norte/Sul
1860-70 - John Thompson(Inglaterra) - etno/realismo social
1870-80 - Ettienne Carjat(França) - retratista
1880-90 - Ernst Höltzer(Alemanha) - etnógrafo
1880-90 - Jacob Riis(Estados Unidos) - “How the other half lives”
1880 - Deen Dayal(Indía) - realismo social
1890 - Frederick Fargo(Estados Unidos) - George Eastman/Kodak
1890-1900-1910 - Lewis Hine (Estados Unidos) - modernista/exploração do trabalho infantil
3. A fotografia no séc. XX, do virar do século até à actualidade através da análise do trabalho de alguns dos fotógrafos mais representativos de cada década, “escolas”, correntes estéticas e de comportamento, grupos organizados, agências de imagem, revistas, etc., etc..
Da objectividade à subjectividade,
Revoluções e convulsões sociais,
“Straigth photography/Photo League”/FSA,
Os modernistas, os surrealistas e os outros “istas”,
Alguns alemães na fotografia,
Os soviéticos na fotografia,
A revista Life e a guerra civil em Espanha(30’s),
A 2ª Grande Guerra e a fotografia humanista,
A agência Magnum,
O que foram os anos 60´s:
. Maio de 68 em Paris
. Guerra do Vietname
. Movimento Hippie
. Primavera de Praga
. revolta na Hungria
. Guerra Fria
. etc.,etc.,
Edward Steichen e o projecto “The Family of Man”, (referenciar Elliott Erwitt – 1999 e o projecto Milk)
A Arte Fotográfica e a Fotografia de Arte ou como “com papas e bolos se enganam os tolos”.
Depois da II Grande Guerra (1939/45) a evolução da fotografia:
-Fotografia Humanista
-Fotografia Subjectiva
As novas crises:
-Vietname (52)/63
-Maio de 68
-Da morte da Primavera de Praga – (68) até à queda do Muro de Berlim (89).
As crises mais actuais:Chile;Argentina;Koweit/Iraque;Irão/Iraque; Bósnia(Jugoslávia); Irlanda do Norte;Tchetchénia;Africa; Israel/Palestina; EUA/Afganistão; EUA/Iraque.
E o futuro? Logo se vê!
3-1.A modernidade do século XX(de 1900 até à II GG):
1900/10’s/20’s30’s... - Eugéne Atget(França) - Papa do surrealismo(?)
1890’s/1900’s/10’s/20’s/30’s... - Jacques-Henri Lartigue(França) - moderno e surrealista
1920’s/30’s/40’s... - Man Ray(Estados Unidos) - surrealista
1920’s/30’s...
Rodchenko(Russia) - construtivista/fotografia dinâmica
Augusto Sander(Alemanha) - objectividade/”Pessoas do Séc.XX”
Augusto Sander(Alemanha) - objectividade/”Pessoas do Séc.XX”
1930’s/40’s...
Walker Evans (Estados Unidos) - Liga Fotográfica /”Straight Photography”/ Farm Security Administration(FSA)
Dorothea Lange(Estados Unidos)
1930’s/40’s/50’s/60’s...
David Seymour-Chim(Polónia/Estados Unidos) - fundador Magunm
Ansel Adams(Amer) - grupo f/64
Weegee-Arthur Feelig - (Russia/Estados Unidos) - free-lancer
Brassai(Hungria) - surrealista (refª “Henri e June”)
3-2. A segunda metade do séc XX:
1920’s/30’s/40’s/50’s/60’s/70’s/80’s/90’s
Henri-Cartier Bresson(França) - Magnum-fundador
1930’s/40’s/50’s
Robert Capa(Hungria) - Magnum-fundador - repórter de guerra
1940’s/50’s/60’s/70’s
Dimitri Baltermans(Russia) - repórter de guerra
W.Eugene Smith(Estados Unidos) - Life/Magnum/fotografia humanista
Ernst Haas(Austria) - Magnum/fotografia subjectiva
1940’s/50’s - Werner Bischof(Suiça) - Magnum/fotografia humanista
1960’s/70’s/80’s/90’s - fotografia humanista
Josef Koudelka (Checoslováquia)
Eve Arnold(Estados Unidos) - Magnum
1950’s/60’s/70’s/80’s/90’s - fotografia subjectiva
Robert Frank(Suiça/Estados Unidos da América)
William Klein(Estados Unidos)
Diane Arbus(Estados Unidos)
1940’s/50’s/60’s/70’s/80’s/90’s
Robert Doisneau(França) - fotografia humanista
Para terminar:
Uma homenagem A “Lisboa-Cidade Triste e Alegre”, dos fotógrafos Victor Palla e Costa Martins(Port).
4.A Fotografia portuguesa enquadrada na História
-Dos anos 40’s do séc.XIX ao virar do séc.;
-De 1900 ao Estado Novo;
-A fotografia durante o Fascismo e os salões de Arte Fotográfica;
-Os modernistas, os futuristas, os neo-realistas, os surrealistas e os outros;
-Os anos 50/60 e o Livro “Lisboa, cidade triste e alegre”;
-A fotografia depois do 25 de Abril, instituições e acontecimentos;
( O Ar.Co, A Galeria Ether, as Tertúlias do Porto, o Arquivo Fotográfico da CML, O CPF, entre outros; os Encontros de Coimbra, os Encontros de Imagens em Braga, Bienal de Vila Franca de Xira, outras Bienais, outras Instituições.)
4-1.Alguns autores portugueses actuais
Sérgio Mah – 1994 - Transfigurações
Para terminar:
Uma homenagem A “Lisboa-Cidade Triste e Alegre”, dos fotógrafos Victor Palla e Costa Martins(Port).
4.A Fotografia portuguesa enquadrada na História
-Dos anos 40’s do séc.XIX ao virar do séc.;
-De 1900 ao Estado Novo;
-A fotografia durante o Fascismo e os salões de Arte Fotográfica;
-Os modernistas, os futuristas, os neo-realistas, os surrealistas e os outros;
-Os anos 50/60 e o Livro “Lisboa, cidade triste e alegre”;
-A fotografia depois do 25 de Abril, instituições e acontecimentos;
( O Ar.Co, A Galeria Ether, as Tertúlias do Porto, o Arquivo Fotográfico da CML, O CPF, entre outros; os Encontros de Coimbra, os Encontros de Imagens em Braga, Bienal de Vila Franca de Xira, outras Bienais, outras Instituições.)
4-1.Alguns autores portugueses actuais
Sérgio Mah – 1994 - Transfigurações
Arlinda Lopes – 1993 - Prémio Hoffman
Susana Diniz – 1993 - Biologia e Arte
Isa Dreyer – 1993 - Matadouro
Ana Lins – 1993 - Ícones religiosos
Lúcia Vasconcelos/Clara Azevedo – 1988 - Termas de Portugal
Paulo Nozolino – 1984 - Kuan
Rui Fonseca – 1986 - Litoral
Daniel Blaufuks – 1992 - O mundo é azul como uma bola
Paulo Esteves – 1993 - Pai
Adriano Miranda – 1994 - Minas do Pejão
Teresa Santos – 1993 - Livros Infantis/Projectos
Inês Gonçalves – 1990 - Moda/Documentalista
Elza Rocha – 1993 - Lisboa Africana
Margarida Dias – 1991 - Naturezas Mortas
Isabel Afonso – 1991 - Sombras
Carlos Gil – 1992 - Nicarágua/Marcha Verde
Jorge Molder – 1992 - “The Secret Agent”
Luis Campos – 1992 - A Morte
Nuno Cera – 1993 - Daqui a 30 anos...Saudade
Referenciar alguns não vistos:
. Eduardo Gageiro
. Gerard Castello-Lopes
. Daniel Rocha
. Dulce Fernandes
. Luisa Ferreira
. Valter Vinagre
. João Mariano
. Luís Pavão
. Augusto Alves da Silva
. José Manuel Rodrigues
. Eurico Lino do Vale
. Álvaro Rosendo
. Adriana Freire
. Mariana Viegas
. João Tabarra
. Mariano Piçarra
. António Júlio Duarte
. Olívia da Silva
. Mika Costa Grande
. Rui Xavier
. Alberto Picco
. José Afonso Furtado
. Vasco Célio
. Fernando Mendes
. Telma Veríssimo
. Miguel Soares
. Susana Paiva
. Mariana Viegas
. Rodrigo Cabral
. João Silveira Ramos
. Henrique Delgado
. Duarte Belo
. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. e
. Eduardo Gageiro
. Gerard Castello-Lopes
. Daniel Rocha
. Dulce Fernandes
. Luisa Ferreira
. Valter Vinagre
. João Mariano
. Luís Pavão
. Augusto Alves da Silva
. José Manuel Rodrigues
. Eurico Lino do Vale
. Álvaro Rosendo
. Adriana Freire
. Mariana Viegas
. João Tabarra
. Mariano Piçarra
. António Júlio Duarte
. Olívia da Silva
. Mika Costa Grande
. Rui Xavier
. Alberto Picco
. José Afonso Furtado
. Vasco Célio
. Fernando Mendes
. Telma Veríssimo
. Miguel Soares
. Susana Paiva
. Mariana Viegas
. Rodrigo Cabral
. João Silveira Ramos
. Henrique Delgado
. Duarte Belo
. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. e
Alguma bibliografia recomendada:
The history of Kodak –Collins
Silver by the ton – A History of Ilford – R.J. Vercock & G.A. Jones
The history of photography – Beumont Newhall
História da Fotografia – Rómulo de Carvalho
A short history of photography – Walter Benjamin
History of photography – Naomi Resemblum
History of photography – John Szarkowski
Photography: History of an art – Jean Luc Duvall
Histoire de la photographie – Jean Luc Lemagny
Nouvelle histoire de la photographie – Jean Luc Lemagny
Histoire mondiale de la photographie – Naomi Rosemblum
Dictionaire Larousse de la photographie
Storia sociale de la photografia – Ando Gilardi
The imaginary Photomuseum – Helmut Gershein
Histoire de voire – Photo Poche
Camera wok – Ed. Taschen
1839/1900 – Ed. Taschen
20th Century photography – Taschen
Icons photos - Taschen
Uma história da fotografia em Portugal – António Sena
História da Imagem Fotográfica em Portugal – António Sena
Time Life Photography (enciclopédia)
150 years of Photojournalism – Hulton Deutch Collection
Camera in conflit – Koneman
A obra de arte na era da sua reprodução mecânica – Walter Benjamin
Conservação de fotografias – Luis Pavão
On photography – Susan Sontag
Photographie & Society – Giselle Freund
Câmara Clara – Roland Barthes
Figuras de espanto – Pedro Frade
A imagem da fotografia – Bernardo Pinto de Andrade
Magnum – 40 anos
Magnumº – Fotografias do séc. XX
Photobook history – Martin Parr
Bystander – a history of street photography – Joel Meyerowitz
Fotografia e narcisismo – Margarida Medeiros
Eu, a fotografia e os outros – Gerard Castello-Lopes
Antologia da fotografia contemporânea portuguesa – Fundação PLMJ
Sugestão de alguns sítios na Net:
www.hystorychannel.com
www.canalhistoria.com
www.photographymuseum.com
www.masters-of-photography.com
www.onlinephotography.com
www.rleggat.com/photohistory
www.magnumphotos.com
www.eyewitness.com
www.reuters.com
www.worldpressphoto.nl
www.rsf.fr
www.cpf.pt
www.1000olhos.pt
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home