Comunicação Social [Turma 2004]

Apontamentos e notas dos alunos do curso de Comunicação Social (turma de 2004) da Escola Superior de Tecnologias de Abrantes - IPT.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

A informação e os utilizadores (Tecnologias da Comunicação Social II)

Aqui estao os primeiros apontamentos de Tecnologias da Comunicação Social II. Agradeço á Dr.ª Raquel Botelho a generosidade. Eu depois publico mais coisas.

Qualquer coisa digam,

Tiago Lopes

Estruturar a informação a pensar nos utilizadores
Background
O nosso objectivo
Então, como fazemos isso?
Introdução

Intro: Percurso individual
Mudança
Devemos encaixar-nos no nosso perfil
Pensar nos utilizadores
Excesso visual
Excesso visual
Problema #1: O que fazer?

Problema #2: Para onde ir?

Problema #3: Qual?


Pensar na informação
Elaborar a estrutura
Background
Como seres humanos estamos sempre a classificar a informação em grupos e categorias.

§Nós baseamos a nossa compreensão em estruturas que já conhecemos.

§Estas estruturas são muitas vezes inerentes (lógicas)

§Podem ser criadas interna ou externamente
Elaborar a estrutura
Estruturas

Wurman diz-nos que os utilizadores esperam encontrar uma ou mais destas estruturas:

§Localização
§Alfa-numérica
§Tempo
processo (descrição)
procedimento (instrução)
timeline (narrativa)
§Categorias
§Hierarquias
LATCH
Localização

Exemplos:

§Informação médica que mostra zonas do corpo

§Regiões do país

§Etiquetas de localização: Norte, Sul, Este, Oeste
LATCH
Alfa-numérico

Exemplos:

§Directórios para encontrar pessoas ou números


LATCH
Tempo

Exemplos:

§Processamento
(narrativas apresentadas visualmente))

§Procedimento
(guias passo a passo)

§Timeline
(apresentação visual, geralmente horizontalmente)

LATCH
Categorias

Exemplos:

§Quando categorizamos a informação, estruturamo-la de acordo com relações de subordinadas/coordenadas

§Os estudiosos da informação chamam a isto “granularity”

§Quem escreve pensa em “paralelismo”

LATCH
Hieraquia

Exemplos:

§Do maior ao mais pequeno

§Do mais ao menos importante
Ajudar os utilizadores
Quais os nossos desafios

Ajudar os utilizadores
– Planeie em função dos utilizadores.

2. Siga um processo focado no desempenho

3. Foque-se em cada pedaço de informação

4. Use pistas visuais para ajudar os utilizadores.

5. Siga as regras da usabilidade
Planeamento
A maior parte do planeamento técnico e de gestão centra-se no lançamento.


Centre-se no que vai acontecer com os utilizadores depois do lançamento.
Siga um processo
§Use um processo sistemático para prever e analisar as necessidades dos utilizadores


§Faça o design, desenvolvi//, testes e avaliação do site baseado nestas necessidades


Siga um processo: Audiência
Conheça a sua audiência: Identifique grupos de utilizadores por tipo, nível de conhecimento da matéria e função

§Procure informação: imagens e listas mostram padrões e estruturas de trabalho

§Ouça: Cuidado com aqueles que pensam que todos têm as mesmas expectativas e categorias

§Identifique: Link os utilizadores para as tarefas que eles querem realizar

§Diferencie: Crie caminhos diferentes para diferentes grupos de utilizadores
Siga um processo: Objectivo
Identifique os seus objectivos:
§Pergunte: Porque tem um website?

§Qual a mensagem que o site envia aos utilizadores sobre esta empresa / instituição /projecto? Está organizado, claro e focado no utilizador?

§Qual é a missão desta organização? São várias ou apenas uma?

§Como é que o site ajuda nesta missão?
Siga um processo: Contexto
Compreenda o contexto:
O seu site deve ser BOFSATT- free...
Processo = Sucesso
Os processos funcionam porque:

§Se focam numa organização — Como é que o sistema (site) pode ajudar as pessoas naquilo que elas fazem

§Exigem o estabelecimento de um objectivo – hque é usado para as fases seguintes: planeamento e implementação

§Põe em contacto os diferentes elementos envolvidos no processo de desenvolvimento do site. Toda a avaliação é feita a partir dos objectivos definidos inicialmente
Conteúdos enfocados
Quando escreve faz duas escolhas:
1. O que incluir
2. O que excluir

Para toda a informação pergunte:
- O que é que os leitores necessitam de saber?
- O que é que os leitores querem saber?
- Ajudei-os da melhor forma possível?
Use pistas visuais
§Separe blocos de texto
§Use títulos e sub-títulos
§Coloque a informação por níveis
§Use margens
§Limite o nº de palavras por linha
§Não se esqueça do CRAP

Siga as regras da usabilidade
§Estrutura: organize com sentido
§Simplicidade: torne fácil as tarefas mais habituais
§Visibilidade: disponibilize toda a informação necessária para uma tarefa
§Feedback: mantenha os utilizadores informados
§Tolerância: permita o Cancel e o Back
l
Criar valor
Porque nos devemos importar
Criar valor
Questão:

O que acontece se não estruturarmos a informação a pensar nos utilizadores?

Criar valor
Razões dos utilizadores:

§Perdem-se e ficam frustrados

§Potenciais clientes, membros ou patrocinadores saiem do site

§As pessoas enviam críticas
Criar valor
Razões de gestão

§Os sites com má arquitectura de informação têm uma manutenção mais complicada (as mudanças parecem arbitrárias e desorganizadas)

§Os sites sem uma arquitectura sólida e expansível exigem novas decisões, aprovações, etc.
Criar valor
Razões da organização

Os benefícios de apostar em sites flexíveis incluem reduzir custos de formação, limitar o risco para os utilizadores e melhorar a performance.

Criar valor: Acção
Criar valor: Acção