A informação e os utilizadores (Tecnologias da Comunicação Social II)
Aqui estao os primeiros apontamentos de Tecnologias da Comunicação Social II. Agradeço á Dr.ª Raquel Botelho a generosidade. Eu depois publico mais coisas.
Qualquer coisa digam,
Tiago Lopes
Estruturar a informação a pensar nos utilizadores Background O nosso objectivo Então, como fazemos isso? Introdução Intro: Percurso individual Mudança Devemos encaixar-nos no nosso perfil Pensar nos utilizadores Excesso visual Excesso visual Problema #1: O que fazer? Problema #2: Para onde ir? Problema #3: Qual? Pensar na informação Elaborar a estrutura Background Como seres humanos estamos sempre a classificar a informação em grupos e categorias. §Nós baseamos a nossa compreensão em estruturas que já conhecemos. §Estas estruturas são muitas vezes inerentes (lógicas) §Podem ser criadas interna ou externamente Elaborar a estrutura Estruturas Wurman diz-nos que os utilizadores esperam encontrar uma ou mais destas estruturas: §Localização §Alfa-numérica §Tempo processo (descrição) procedimento (instrução) timeline (narrativa) §Categorias §Hierarquias LATCH Localização Exemplos: §Informação médica que mostra zonas do corpo §Regiões do país §Etiquetas de localização: Norte, Sul, Este, Oeste LATCH Alfa-numérico Exemplos: §Directórios para encontrar pessoas ou números LATCH Tempo Exemplos: §Processamento (narrativas apresentadas visualmente)) §Procedimento (guias passo a passo) §Timeline (apresentação visual, geralmente horizontalmente) LATCH Categorias Exemplos: §Quando categorizamos a informação, estruturamo-la de acordo com relações de subordinadas/coordenadas §Os estudiosos da informação chamam a isto “granularity” §Quem escreve pensa em “paralelismo” LATCH Hieraquia Exemplos: §Do maior ao mais pequeno §Do mais ao menos importante Ajudar os utilizadores Quais os nossos desafios Ajudar os utilizadores – Planeie em função dos utilizadores. 2. Siga um processo focado no desempenho 3. Foque-se em cada pedaço de informação 4. Use pistas visuais para ajudar os utilizadores. 5. Siga as regras da usabilidade Planeamento A maior parte do planeamento técnico e de gestão centra-se no lançamento. Centre-se no que vai acontecer com os utilizadores depois do lançamento. Siga um processo §Use um processo sistemático para prever e analisar as necessidades dos utilizadores §Faça o design, desenvolvi//, testes e avaliação do site baseado nestas necessidades Siga um processo: Audiência Conheça a sua audiência: Identifique grupos de utilizadores por tipo, nível de conhecimento da matéria e função §Procure informação: imagens e listas mostram padrões e estruturas de trabalho §Ouça: Cuidado com aqueles que pensam que todos têm as mesmas expectativas e categorias §Identifique: Link os utilizadores para as tarefas que eles querem realizar §Diferencie: Crie caminhos diferentes para diferentes grupos de utilizadores Siga um processo: Objectivo Identifique os seus objectivos: §Pergunte: Porque tem um website? §Qual a mensagem que o site envia aos utilizadores sobre esta empresa / instituição /projecto? Está organizado, claro e focado no utilizador? §Qual é a missão desta organização? São várias ou apenas uma? §Como é que o site ajuda nesta missão? Siga um processo: Contexto Compreenda o contexto: O seu site deve ser BOFSATT- free... Processo = Sucesso Os processos funcionam porque: §Se focam numa organização — Como é que o sistema (site) pode ajudar as pessoas naquilo que elas fazem §Exigem o estabelecimento de um objectivo – hque é usado para as fases seguintes: planeamento e implementação §Põe em contacto os diferentes elementos envolvidos no processo de desenvolvimento do site. Toda a avaliação é feita a partir dos objectivos definidos inicialmente Conteúdos enfocados Quando escreve faz duas escolhas: 1. O que incluir 2. O que excluir Para toda a informação pergunte: - O que é que os leitores necessitam de saber? - O que é que os leitores querem saber? - Ajudei-os da melhor forma possível? Use pistas visuais §Separe blocos de texto §Use títulos e sub-títulos §Coloque a informação por níveis §Use margens §Limite o nº de palavras por linha §Não se esqueça do CRAP Siga as regras da usabilidade §Estrutura: organize com sentido §Simplicidade: torne fácil as tarefas mais habituais §Visibilidade: disponibilize toda a informação necessária para uma tarefa §Feedback: mantenha os utilizadores informados §Tolerância: permita o Cancel e o Back l Criar valor Porque nos devemos importar Criar valor Questão: O que acontece se não estruturarmos a informação a pensar nos utilizadores? Criar valor Razões dos utilizadores: §Perdem-se e ficam frustrados §Potenciais clientes, membros ou patrocinadores saiem do site §As pessoas enviam críticas Criar valor Razões de gestão §Os sites com má arquitectura de informação têm uma manutenção mais complicada (as mudanças parecem arbitrárias e desorganizadas) §Os sites sem uma arquitectura sólida e expansível exigem novas decisões, aprovações, etc. Criar valor Razões da organização Os benefícios de apostar em sites flexíveis incluem reduzir custos de formação, limitar o risco para os utilizadores e melhorar a performance. Criar valor: Acção Criar valor: Acção |
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