Comunicação Social [Turma 2004]

Apontamentos e notas dos alunos do curso de Comunicação Social (turma de 2004) da Escola Superior de Tecnologias de Abrantes - IPT.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Arquitectura da Informação (Tecnologias da Comunicação Social II)

Cá está a informação que faltava para Tecnologias da Comunicação Social II. Qualquer dúvida que tenham... nao falem comigo, que eu tambem nao sei! lol... Boa sorte para as frequências que ainda faltam!

O que precisarem já sabem,
Estou à vossa disposição,
O Representante de Turma
Tiago Lopes

Arquitectura de informação
Trabalhar a informação graficamente: Como as pessoas apreendem a informação
Moldar a informação

Objectivos
lReferir a importância da teoria
lExplorar as formas como as pessoas apreendem e estruturam
lIdentificar estratégias para ajudar os utilizadores a responder à estrutura gráfica da informação
lComparar um modelo centrado na intuição com um modelo focado no feedback
lAplicar conhecimentos de estruração gráfica
Questão...
Background...
A teoria e as pesquisas dão-nos os argumentos que podemos usar quando o cliente/organização duvida do nosso julgamento.

A teoria e as pesquisas ajudam-nos a perceber oq que os leitores/utilizaadores estão a fazer com os nossos textos e porque.

Como as pessoas vêm
Como vemos
Quando pensamos em “ver” podemos falar em “o que temos de graça” --
§ Primeiro, reconhecemos atributos

§ Depois estabelecemos relações inconscientemente

Como vemos
Como seres humanos, apreendemos sub-objectos (primitivos) numa primeira fase da percepção
Como vemos
Como seres humanos, reconhecemos objectos:
1. Detectamos margens
2. Dividimos imagens em partes
3. Procuramos padrões que se encaixem nos que temos armazenados na memória
4. Associamos os objectos a um significado e a um nome

Baseamo-nos na percepção
Seis princípios da percepção
Contexto:
§ No início do século XX, os psicólogos do comportamento identificaram um conjunto de princípios perceptuais que descrevem como os seres humanos agrupam as coisas espacialmente.

Proximidade
Os seres humanos tendem a agrupar os elementos ou unidades que estão mais próximos uns dos outros… de seguida atribuimos um significado

Similariedade
Os seres humanos tendem a agrupar numa única estrutura as partes ou unidades que parecem semelhantes em termos de características visuais (Primitivos - tamanho, forma, cor, quantidade, etc.)

Zonas comuns
Os seres humanos tendem a ver os elementos ou unidades que estão próximos agrupados por uma linha que os torna uma unidade à parte.

Ligações
Os seres humanos tendem a apreender uma região relacionada como uma única unidade.

Continuação
Os seres humanos têm a tendência de agrupar numa única estrutura as partes ou unidades que parecem estar alinhadas

Proximidade
Os seres humanos tendem a agrupar componentes em estruturas unificadas.

Questão: Porque é que isto interessa?
Podemos reduzir o excesso se seguirmos estes princípios
Podemos fazer ”zoom” na informação essencial
É essencial para a forma como vemos o mundo
Como as pessoas apreendem e processam a informação
Como seres humanos…
Nós apreendemos activamente
Queremos saber onde nos devemos focar
Tentamos separar os diferentes simbolos gráficos e pistaws visuais e dar-lhes um significado
Tendemos a acreditar que o problema estáem nós e não na estrutura da informação


Agrupamos informação
Quando as pessoas apreendem um campo visual, começam a emergir padrões

Relacionamos imagens e vemos a informação dentro de campos
Tudo no campo perceptual influencia tudo o resto (este é um princípio fundamental)
§ Quando os designers falam em bons princípios, eles estão a referir-se à simplicidade, regularidade, simetria e proximidade


As pessoas vêem a informação por zonas
As diferentes partes do campo visual vão sempre interagir umas com as outras.
Os elementos que funcionam bem isolados, podem não funcionar bem com outra informação.

Como os psicólogos descrevem o comportamento humano
Porque respondemos a apelativos visuais
As pessoas organizam activamente aquilo que vêem. Elas resolvem ambiguidades, impõem estruturas e fazem ligações.
As pessoas procuram uma estrutura...Em 4 segundos uma pessoa:
1. VÊ A IMAGEM GLOBAL como uma construção de elementos com várias características visuais
2. DIVIDE a imagem em elementos individuais elements, usando as pistas visuais
3. HIERARQUIZA esses elementos individuais numa sequência recorrendo aos elementos tipográficos
4. FILTRA esses elementos – procura semelhanças e diferenças
5. ATRIBUI uma identidade e função abstractas a cada elemento
As pessoas pré-processam a informação
1. O utilizador VÊ TODA A PÁGINA como uma construção de elementos com várias e diferentes características visuais.
O que podemos fazer:
§ Usar estruturas gráficas já estabelecidas.
ex: os jornais têm um aspecto diferente de um site de e-commerce
§ Manter uma consistência visual.


As pessoas pré-processam a informação
2. DIVIDE a imagem em elementos individuais elements, usando as pistas visuais
A PROXIMIDADE é essencialO que podemos fazer:
§ Usar espaços em branco para separar blocos de informação.
§ Juntar items semelhantes (proximidade).
§ Alertar os utilizadores para a organização (ex: mapa do site)
As pessoas pré-processam a informação
3. HIERARQUIZA esses elementos individuais numa sequência recorrendo aos elementos tipográficos

O que podemos fazer:
§ Ajudar os utilizadores a encontrar a sequência e a hierarquia através do tratamento visual.
Os seres humanos vão sempre reconhecer formas simples num design complexo.
Mesmo à distância conseguimos localizar objectos de forma e cor semelhantes.
Usar a cor para ajudar os utilizadores.
As pessoas pré-processam a informação
4. FILTRA esses elementos – procura semelhanças e diferenças (procuramos repetição)

O que podemos fazer:
§ Manter a consistência!!!
§ Criar níveis de profundidade e importância associando e categorizando a informação
As pessoas pré-processam a informação
5. ATRIBUI uma identidade e função abstractas a cada elemento
O que podemos fazer:
§ Simplificar as opções gráficas
§ Simplificar a organização dos textos – níveis e links (hipertexto)
As pessoas pré-processam a informação
6. O utilizador AGE sobre a informação.

§ Sabe o objectivo
§ Continua a ler
§ Deixa a página
§ Clicka noutro lado qualquer
§ Andas às voltas e voltas
§ Sabe para onde vai

Limites da visão humana
1. Só nos conseguimos focar visualmente em 4 elementos

2. Não identificamos as mudanças

3. Vemos uma pequena área claramente

Quantas bolas?

Capacidade da nossa memória visual:
4 ± 1 items
Implicação em termos de design
Limites da visão humana
1. Só nos conseguimos focar visualmente em 4 elementos

2. Não identificamos as mudanças

3. Vemos uma pequena área claramente


Limites da visão humana
1. Só nos conseguimos focar visualmente em 4 elementos

2. Não identificamos as mudanças

3. Vemos uma pequena área claramente

Vemos um pequeno espaço claramente
Os humanos focam com dificuldade…
• Focamos um determinado ponto (acuidade)

• Vemos claramente apenas um pequeno bloco de informação


Temos que prever quem vai usar os nossos produtos (sites)
O triângulo retórico

Devemos esforçar-nos por guiar visualmente os nossos utilizadores
• Podemos ajudar os utilizadores a entender a informação, relacionando-a com algo que eles já conhecem

• O nosso objectivo é guiar o utilizador na informação

Temos que aprender e aplicar os modelos mentais dos utilizadores
• Podemos fazer coincidir “modelos mentais”
§ “Making matches to the user’s view of the world is especially important in the user’s first encounter with a product.”
Hackos and Redish, 1999

Articular o nosso conhecimento
Vejamos o Sticks and Bowls…

Aplicando os nossos conhecimentos sobre estruturas gráficas e processamento de informação, que alterações podemos fazer no documento para melhor ajudar os leitores / utilizadores? (Pista: pensar CRAP)