Arquitectura da Informação (Tecnologias da Comunicação Social II)
Cá está a informação que faltava para Tecnologias da Comunicação Social II. Qualquer dúvida que tenham... nao falem comigo, que eu tambem nao sei! lol... Boa sorte para as frequências que ainda faltam! O que precisarem já sabem, Estou à vossa disposição, O Representante de Turma Tiago Lopes Arquitectura de informação Trabalhar a informação graficamente: Como as pessoas apreendem a informação Moldar a informação Objectivos lReferir a importância da teoria lExplorar as formas como as pessoas apreendem e estruturam lIdentificar estratégias para ajudar os utilizadores a responder à estrutura gráfica da informação lComparar um modelo centrado na intuição com um modelo focado no feedback lAplicar conhecimentos de estruração gráfica Questão... Background... A teoria e as pesquisas dão-nos os argumentos que podemos usar quando o cliente/organização duvida do nosso julgamento. A teoria e as pesquisas ajudam-nos a perceber oq que os leitores/utilizaadores estão a fazer com os nossos textos e porque. Como as pessoas vêm Como vemos Quando pensamos em “ver” podemos falar em “o que temos de graça” -- § Primeiro, reconhecemos atributos § Depois estabelecemos relações inconscientemente Como vemos Como seres humanos, apreendemos sub-objectos (primitivos) numa primeira fase da percepção Como vemos Como seres humanos, reconhecemos objectos: 1. Detectamos margens 2. Dividimos imagens em partes 3. Procuramos padrões que se encaixem nos que temos armazenados na memória 4. Associamos os objectos a um significado e a um nome Baseamo-nos na percepção Seis princípios da percepção Contexto: § No início do século XX, os psicólogos do comportamento identificaram um conjunto de princípios perceptuais que descrevem como os seres humanos agrupam as coisas espacialmente. Proximidade Os seres humanos tendem a agrupar os elementos ou unidades que estão mais próximos uns dos outros… de seguida atribuimos um significado Similariedade Os seres humanos tendem a agrupar numa única estrutura as partes ou unidades que parecem semelhantes em termos de características visuais (Primitivos - tamanho, forma, cor, quantidade, etc.) Zonas comuns Os seres humanos tendem a ver os elementos ou unidades que estão próximos agrupados por uma linha que os torna uma unidade à parte. Ligações Os seres humanos tendem a apreender uma região relacionada como uma única unidade. Continuação Os seres humanos têm a tendência de agrupar numa única estrutura as partes ou unidades que parecem estar alinhadas Proximidade Os seres humanos tendem a agrupar componentes em estruturas unificadas. Questão: Porque é que isto interessa? Podemos reduzir o excesso se seguirmos estes princípios Podemos fazer ”zoom” na informação essencial É essencial para a forma como vemos o mundo Como as pessoas apreendem e processam a informação Como seres humanos… Nós apreendemos activamente Queremos saber onde nos devemos focar Tentamos separar os diferentes simbolos gráficos e pistaws visuais e dar-lhes um significado Tendemos a acreditar que o problema estáem nós e não na estrutura da informação Agrupamos informação Quando as pessoas apreendem um campo visual, começam a emergir padrões Relacionamos imagens e vemos a informação dentro de campos Tudo no campo perceptual influencia tudo o resto (este é um princípio fundamental) § Quando os designers falam em bons princípios, eles estão a referir-se à simplicidade, regularidade, simetria e proximidade As pessoas vêem a informação por zonas As diferentes partes do campo visual vão sempre interagir umas com as outras. Os elementos que funcionam bem isolados, podem não funcionar bem com outra informação. Como os psicólogos descrevem o comportamento humano Porque respondemos a apelativos visuais As pessoas organizam activamente aquilo que vêem. Elas resolvem ambiguidades, impõem estruturas e fazem ligações. As pessoas procuram uma estrutura...Em 4 segundos uma pessoa: 1. VÊ A IMAGEM GLOBAL como uma construção de elementos com várias características visuais 2. DIVIDE a imagem em elementos individuais elements, usando as pistas visuais 3. HIERARQUIZA esses elementos individuais numa sequência recorrendo aos elementos tipográficos 4. FILTRA esses elementos – procura semelhanças e diferenças 5. ATRIBUI uma identidade e função abstractas a cada elemento As pessoas pré-processam a informação 1. O utilizador VÊ TODA A PÁGINA como uma construção de elementos com várias e diferentes características visuais. O que podemos fazer: § Usar estruturas gráficas já estabelecidas. ex: os jornais têm um aspecto diferente de um site de e-commerce § Manter uma consistência visual. As pessoas pré-processam a informação 2. DIVIDE a imagem em elementos individuais elements, usando as pistas visuais A PROXIMIDADE é essencialO que podemos fazer: § Usar espaços em branco para separar blocos de informação. § Juntar items semelhantes (proximidade). § Alertar os utilizadores para a organização (ex: mapa do site) As pessoas pré-processam a informação 3. HIERARQUIZA esses elementos individuais numa sequência recorrendo aos elementos tipográficos O que podemos fazer: § Ajudar os utilizadores a encontrar a sequência e a hierarquia através do tratamento visual. Os seres humanos vão sempre reconhecer formas simples num design complexo. Mesmo à distância conseguimos localizar objectos de forma e cor semelhantes. Usar a cor para ajudar os utilizadores. As pessoas pré-processam a informação 4. FILTRA esses elementos – procura semelhanças e diferenças (procuramos repetição) O que podemos fazer: § Manter a consistência!!! § Criar níveis de profundidade e importância associando e categorizando a informação As pessoas pré-processam a informação 5. ATRIBUI uma identidade e função abstractas a cada elemento O que podemos fazer: § Simplificar as opções gráficas § Simplificar a organização dos textos – níveis e links (hipertexto) As pessoas pré-processam a informação 6. O utilizador AGE sobre a informação. § Sabe o objectivo § Continua a ler § Deixa a página § Clicka noutro lado qualquer § Andas às voltas e voltas § Sabe para onde vai Limites da visão humana 1. Só nos conseguimos focar visualmente em 4 elementos 2. Não identificamos as mudanças 3. Vemos uma pequena área claramente Quantas bolas? Capacidade da nossa memória visual: 4 ± 1 items Implicação em termos de design Limites da visão humana 1. Só nos conseguimos focar visualmente em 4 elementos 2. Não identificamos as mudanças 3. Vemos uma pequena área claramente Limites da visão humana 1. Só nos conseguimos focar visualmente em 4 elementos 2. Não identificamos as mudanças 3. Vemos uma pequena área claramente Vemos um pequeno espaço claramente Os humanos focam com dificuldade… • Focamos um determinado ponto (acuidade) • Vemos claramente apenas um pequeno bloco de informação Temos que prever quem vai usar os nossos produtos (sites) O triângulo retórico Devemos esforçar-nos por guiar visualmente os nossos utilizadores • Podemos ajudar os utilizadores a entender a informação, relacionando-a com algo que eles já conhecem • O nosso objectivo é guiar o utilizador na informação Temos que aprender e aplicar os modelos mentais dos utilizadores • Podemos fazer coincidir “modelos mentais” § “Making matches to the user’s view of the world is especially important in the user’s first encounter with a product.” Hackos and Redish, 1999 Articular o nosso conhecimento Vejamos o Sticks and Bowls… Aplicando os nossos conhecimentos sobre estruturas gráficas e processamento de informação, que alterações podemos fazer no documento para melhor ajudar os leitores / utilizadores? (Pista: pensar CRAP) |
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