Comunicação Social [Turma 2004]

Apontamentos e notas dos alunos do curso de Comunicação Social (turma de 2004) da Escola Superior de Tecnologias de Abrantes - IPT.

segunda-feira, junho 26, 2006

Inglês II - 2º Semestre
Resumo e tradução dos trabalhos: Cartoon, Fenómeno Harry Potter e Internet e Weblog


Cartoon
Nasceu da criação dos esboços realizados durante a preparação de fescos (frescoes) em Itália, durante os séculos 14 a 17.
Os pintores desenhavam os esboços, para as equipas de pintura dos frescos os poderem desenhar na perfeição, e a esse esboço davam o nome de “cartoni”.
O conceito de cartoon mudou mais tarde, em 1840, quando o príncipe Alberto lançou uma competição entre pintores para decorar as paredes das “Houses of Parlament in London” com frescos.
O resultado foi que alguns deles eram de certo modo absurdos, tendo em conta que os autores tanto quiseram dar-lhes um ar de heroísmo que os deixaram cair no ridículo.Assim o cartoon começou a ser considerado “pictorial parody”, um desenho humorístico e satírico.

Existem vários tipos de cartoons:
Editorial cartoons (penso que seja o jornalístico, associado a editoriais), gag cartoons, illustrative cartoons (como os do courier internacional), comic strips (as breves do Calvin & Hobbes), and animated cartoons(desenhos animados).

Os cartoons de editorial, também chamados de political cartoons, são um comentário visual a acontecimentos da actualidade. São mais irónicos e satíricos do que humorísticos, e geralmente são imagens “distorcidas” que tendem a salientar um defeito do alvo do cartoon (geralmente, políticos). São grande influencia na opinião publica. Alguns artistas do meio, que ganharam fama com estes trabalhos: William Hogarth, o francês Honoré Daumier, o australiano Patrick Oliphant … entre outros.A maioria dos cartoons de editorial, usam metáforas de coisas simples e situações corriqueiras do dia a dia para explicar coisas complicadasdo mundo da política. Chegam a existir personagens que se confundem com os políticos.

Gag cartoons, são cartoons de uma só imagem, geralmente acompanhados de uma “caption” colocada externa ao cartoon. É um tipo mais facilmente encontrado em revistas e jornais.Os americanos JamesThurber, Charles Addams e Pedro Arno são alguns dos autores deste tipo de trabalhos.

Os Ilustrativos são cartoons que geralmente são encontrados em publicidade ou em material de aprendizagem. Servem para fazer sobresair e explicar melhor uma ideia, são a ilustração. Por vezes, são usadas em publicidade, desenhos e personagens que já existiam. Temos o exemplo dos Peanuts, que são por referencia uma comic strips/book, mas que começaram a aparecer na pubicidade de uma companhia de seguros de vida em 1985.

Os Comic Strips são uma sequencia de cartoons que contam uma história. Geralmente são cómicos, com balões de dialogo. São imensos os exemplos, mas os mais conhecidos são mesmo os peanuts nascidos em 1950, Batmman de 1939 e Superman de 1938. Encontram-se em jornais de todo o mundo. São conhecidos no Reino Unido por “Strip Cartoon” e nos estados unidos trocam a expressão cartoon pelas expressões “funnies” ou “Comics”.

Os criadores destes trabalhos são chamados de cartonistas. Apesar do humor ser o tema mais forte, pode também conter aventura ou drama, uma espécie de novela. Charles Schulz, Bill Watterson e Scott Adams são alguns exemplos de cartonistas. Dentro do género geral existem mais alguns: newspaper comic strip, que aparece primeiro em jornais, antes de ser publicado em livros ou na Internet; daily to Sunday Animated Cartoons são desenhos animados.

A animação é um processo que usa uma série de imagens para criar a sensação de movimento de que nascem os desenhos animados. São datados do inicio do século XX. São o cartoons de televisão e cinema, muitas vezes também associados a publicidade. Outras informações: O cartoon é uma forma de arte como qualquer outra. Os Cartoonistas tentam desenvolver um estilo próprio. O Cartoonista de editorial é obrigado a prestar atenção a acontecimentos recentes para que o seu trabalho tenha valor, por exemplo. A maioria dos cartoonistas costuma esboçar o seu trabalho a lápis, fazendo e desfazendo, até que o trabalho faça sentido e esteja preparado para o produto final. A caricatura é um dos elementos de fundação do cartoons moderno. O cartoons tem geralmente uma intencionalidade humorística.

Animações/Desenhos animados
Os recentes desenhos animados, são muito parecidos em termos de estilo com as comic strips, mas obviamente os primeiros tem-se apoderado da expressão “cartoon” cada vez mais.

Comic Magazine
…é o formato usado no reino unido, onde é abreviado para “comic”. Existem revistas como “the british comic” que datam antes de 1884.

Graphic novel
…é um termo usado para identificar um determinado tipo de livros de cartoon ou comic book. Nas novelas tem uma história mais longa e geralmente são dirigidas a um publico mais adulto. Podem ser publicadas por um período longo de meses ou anos e republicados mais tarde em compilações.

Comic annual

…é um anuário de cartoons, e este tipo de publicação pratica-se predominantemente no reino unido.

Comic album

…é na Europa o mesmo que uma graphic novel, em tamanho A4, capa dura, normalmente com 48 paginas. E pode ser um misto de novas e antigas histórias de antigas stips.Na América, funciona como uma compilação, ou antologia, com muitas histórias e que é publicado e distribuído como livro.

Webcomic
…é vugarmente conhecido por ser um online comic, e são cartoons que encontramos na Internet (como o nome indica). Muitos são exclusivos online. O acesso é mais facilitado as audiências.

Storyboards
… são ilustrações dispostas em sequencia para a previsualização e concepção de um filme animado.

Minicomic
… é um conceito desconhecido em Portugal, e refere-se a uma revista de cartoons mais pequena que a média, feita a mão e geralmente editada, copiada e distribuída pelo seu criador. É assim com este tipo de edição que alguns cartoonistas ganham nome para seguir para outros tipos mais tradicionais.

______________________________________________________________

O Fenómeno HARRY POTTER

Instrumentos:

Vassoura/Broomstick – como todos sabemos, o meio de transporte das bruxas. Na história de Harry, as tecnologia das vassouras evolui.
Coruja/Owl – É quase como um pombo correio. Não usam telefones por isso mandam mensagens por corujas.
Pó de Floo/ Floo Powder – lançado para uma lareira serve para transportar alguém para outro destino.
Botão de viagem/Portkey – é um objecto enfeitiçado que quando lhe tocam transporta o individuo para um sitio onde esteja outro portkey.

O fenómeno Inicialmente era um livro dirigido a crianças, contudo o fenómeno é geral. Todos o lê, por todo o mundo e são centenas os seus fans.
Cada vez que um novo livro é editado e lançado, a loucura é total pelo momento em que este seja liberto.
As vendas desde 1997 tem sido astronómicas. O mesmo não acontece com os filmes. A transposição dos filmes para o cinema trouxe uma nova alegria aos fans mas o seu êxito maior foi mesmo no primeiro filme.
Os detalhes, os efeitos especiais, as semelhanças e trabalho dos actores veio reforçar o exercito de admiradores da saga.
O curioso é que ao contrário dos livros, os filmes tem perdido receita de filme para filme. Mas continua a obter lucros e existem sempre produtores a querer fazer os filmes.
Chris Columbus fez os primeiros 2 filmes e Afonso Cuarón trouxe um novo estilo aos personagens 300 000 000 livros vendidos por todo o mundo, em 200 países, em 63 linguas, um lucro de 841 000 000,00 euros.

Personagens

Harry James Potter – foi o único filho de James e Lily Potter. Tem o cabelo negro do pai e os olhos da mãe.Harry é o personagem principal. Obteve fama quando ainda sótinha um ano de idade, quando lord voldemort o tentou matar, e matou os seus pais, contudo o jovem harry, misteriosamente sobreviveu a uma maldição fatal.Foi estudar para Hogwarts, pertence a casa dos griffindor (vermelhos).

Ronald Bilius Weasley – Melhor amigo de Harry. É o sexto filho da família weasley (extremamente pobres).

Hermione Jane Granger – amiga de Harry e de Ron. É a melhor aluna da turma, e é mto inteligente. È mandona e normalmente é a personagem mais sensata do grupo. Nasceu filha de Mugles, humanos não feiticeiros.

Lord Voldemort – Assassino dos país de Harry, é um feiticeiro negro que dedicou grande parte da sua vida a aterrorizar a vida de outros feiticeiros. É tão temido que o tratam por “He-Who-Must-Not-Be-Named”, ou “You-Know-Who”.

Professor Albus Dumbledore – Director da Escola mágica de Hogwarts. É um mestre sábio e conselheiro de Harry, é possivelmente o homem mais respeitado da escola, e um dos mais respeitados de todo o mundo da feitiçaria. É inteligente, tem grande poder mágico e é muito velho.

Professor Severus Snape –professor de poções de harry. Já foi devorador da morte o que faz dele um suspeiro aos olhos do jovem estudante, apesar de Dumbledore manter uma confiança cega neste.

Sirius Black – Melhor amigo de James Potter.Draco Malfoy – Membro da casa de slytherin, defensor dos feiticeiros puro sangue. Vive na rivalidade com Harry Potter.


Criticas
Falta de originalidade. Alguns críticos suspeitam e comparam a obra de Rowling com a obra de Tolkien, apesar da autora afirmar nunca ter lido o Hobit até a conclusão do primeiro livro sobre o jovem feiticeiro. Muitas das personagens são semelhantes as de Tolkien, por exemplo Sauron e Voldemort.H.P.-Para leitores adultos é uma forma de regressara os desejos e esperanças que tinham na infância. Enquanto que para os mais jovens, é uma história fantasiosa de escape e poder combinada com histórias confortáveis divertidas e assustadoras quanto baste.

Influencias

Embora Rowling admita que existem muitos escritores que admira, vê-os mais como um ideal do que como influencia para os seus livros. Os livros dela vêem no seguimento de uma literatura Inglesa cujo enredo roda em volta de crianças que estudam num colégio interno, que tem as suas na época vitoriana.

________________________________________________________________

INTERNET & WEBLOG

Internet
A Internet ou a net, como é vulgarmente conhecida web, é um conjunto de computadores ligados entre si a que se dá o nome de network.
A troca de pacotes de dados entre computadores é regida por um protocolo a que se chama IP(Internet protocol).
Alguns dos serviços acessíveis aos envolvidos nesta rede são o correio eletronico, o chat, consulta de sítios na Internet, e outro tipo de documentos para partilha na www.
A Internet e a World wide web não são o mesmo! A Internet é o conjunto de networks ligadas entre si… Eu, tu, nós, todos os que se ligam pela Internet, num computador por todo o mundo fazemos a Internet. Já a WWW é onde fica armazenada a informação, os sites que construímos, as paginas e documentos que deixamos na Internet para partilha comum.

O nascimento
Apesar da ideia inicial ter partido da ARPA, agencia americana que se destinava a pesquisa de novos progectos, por volta de 1958, só em 1990 é que a net ganhou uma cara perante o publico. Em Agosto de 1991 o europeu CERN, mostrou ao mundo o seu novo projecto a WWW. Dois anos antes de Tim Berners-lee ter começado a criar o código html que permitiria o uso da World wide web e o http. A experiência inicial foi feita no Cern onde foi cirada uma pequena rede. Em 1993 o centro nacional de supercomputação/ National Center for Supercomputing Aplications na Universidade de Illinois, lançou o Mosaic Web browser 1.0, a primeira ferramenta existeste de navegação online. Em 1994 o interesse pela Internet registou-se crescente, tanto por parte do publico como por parte de técnicos.

Hoje em dia…
Em Janeiro de 2006 mais de 1 bilião de pessoas usava a Internet, segundo estatísticas na rede.Existem politicas online, ou seja protocolos que definem o que se pode fazer ou não e como se pode fazer. A mais baixo nível encontramos o protocolo de IP, que é o primeiro que encontramos ao conectarmo-nos na Internet. É este protocolo que rege a entrega de pacotes e a recepção entre computadores. Atribui um endereço IP ao entrarmos na Internet o que nos vai identificar enquanto estivermos ligados (existem muitos mais, mas achei desnecessário o resumo - consultar apontamentos de Internet - é 1ª folha).

O uso de Inglês
É de longe a linguagem que mais encontramos na rede. Talvez pelas origens da Internet ou talvez pela predominância actual do inglês, ou talvez, e por mais desparatado que parece, porque os computadores parece ser pobres no trabalho com caracteres específicos, usados maioritariamente nas línguas latinas (ex: ç, ô, ê, ã).
_______________

Weblog
Weblog é uma expressão usada para descrever um website onde existem entradas de texto muitas vezes acompanhadas de elementos gráficos, tal como num diário, dispostas por ordem cronológica. A sua temática costuma centrar-se em noticias ou comentários dos respectivos donos. O típico blog combina uma componente escrita com uma visual e Links para outros sítios na Internet.
Os primeiros blogs eram conhecidos por diários online /”online diaries” e
apareceram em 1994.

O termo blog em si, foi forjado por Jorn Barger a 17 de Dezembro de 1997.O blog padrão é constituído por um titulo por post (entradas de texto), por um Body que é o corpo de texto, por uma permalink (link k identifica o blog individualmente) e data do post. Alguns podem também possuir algo do género de um guestbook, onde os visitantes e leitores deixam comentários – comments. Os posts podem ser divididos em categorias, e pode também ter tradebacks ou pinkback, que são ligações que se referem a sites que falam do post.

Existem pelo menos 3 tipos de blogs:
Moblogs (blog feito num pda, portátil ou telemovel),
Spam blogs (publicidade)
Vlogs (blogs de videos).

"Moblog is a blend of the words mobile and weblog. A mobile weblog, or moblog,
consists of content posted to the
Internet from a mobile or portable
device, such as a
cellular
phone
or PDA. Moblogs generally involve
technology which allows publishing from a mobile device.Spam blogs, sometimes
referred to by the
neologism splogs, are weblog sites which the author uses only
for promoting affiliated websites. The purpose is to increase the
PageRank of the affiliated sites,
get ad impressions from visitors, and/or use the blog as a link outlet to get
new sites indexed.A vlog or video blog is a
blog (short for weblog) which uses video as the primary content; the
video is linked to within a videoblog post and usually accompanied by supporting
text, image, and additional
metadata to provide context. It has
become a significant contributor to
clip
culture
.)"

retirado de apontamentos da apresentação de Inglês, do blogspot e notas


Popularidade
Como chegaram a popularidade dos dias de hoje?
O que se suspeita é que a divulgação dos blogs tenha sido feita por forma de contagio graças as citações como as afiliações.

“while in order for a blog to become popular through blogrolls
takes a fair amount of time, permalinks can accumulate more quickly, and are
perhaps more indicative of populary and authority than blogrolls, since they
denote that people are actually reading the blog’s content and deem it valuable
or noteworthy in specific cases.”