Terminologia do Processo de Bolonha
Este é mais um AVISO que é extensível a todos os alunos de Comunicação Social, e não em exclusivo aos colegas do 3º Ano. Por isso peço que passem a palavra. Com o curso adequado ao Processo de Bolonha as aulas passam a ter novas terminologias (para além das já conhecidas), que convém conhecerem. É por isso que deixo neste post a terminologia nova de cada aula, a natureza de cada aula e a sigla que lhe corresponde. No próximo quando virem no caléndário TL não estranhem...
O Representante do Conselho Pedagógico por Comunicação Social,
Tiago Lopes
Aula Teórica (T)
Neste tipo de aula haverá lugar à abordagem de temas numa perspectiva eminentemente teórica e de natureza formativa. As matérias tratadas serão necessariamente aprofundadas e desenvolvidas pelo aluno de forma autónoma.
Aula Teórico-Prática (TP)
Neste tipo de aula serão realizadas aplicações dos conceitos tratados anteriormente nas lições teóricas; consistindo num trabalho orientado pelo docente que permitirá uma realização mais profícua do trabalho autónomo.
Neste tipo de aula haverá lugar à abordagem de temas numa perspectiva eminentemente teórica e de natureza formativa. As matérias tratadas serão necessariamente aprofundadas e desenvolvidas pelo aluno de forma autónoma.
Aula Teórico-Prática (TP)
Neste tipo de aula serão realizadas aplicações dos conceitos tratados anteriormente nas lições teóricas; consistindo num trabalho orientado pelo docente que permitirá uma realização mais profícua do trabalho autónomo.
Aula Prática (P)
Aula de aplicação de conhecimentos através de exercícios práticos e de realização de trabalhos em grupo ou individuais, em contexto de sala de aula.
Aula Prática-Laboratorial (PL)
Aula onde, através de experiência e simulação do ambiente profissional se comprovam e testam os conhecimentos aprofundados e desenvolvidos com outro tipo de aula. Este tipo de aulas simula o ambiente de uma redacção e consubstanciam-se num jornal laboratório, em noticiários, em edição de peças televisivas e programas radiofónicos; simula igualmente o ambiente vivido em agências ou empresas de comunicação, que se efectiva com planos de comunicação, campanhas de marketing, planos de relações públicas e estratégias de comunicação. Em horas de trabalho individual o aluno deverá preparar/completar os trabalhos que não finalizou no decorrer das sessões presenciais.
Aula de Orientação Tutorial (OT)
Na aula de orientação tutorial o discente e o docente tutor farão um trabalho conjunto de revisão e seguimento de matérias.
Seminário (S)
Aula que pode tomar a forma de conferências e debates subordinados a temáticas que facultam aos estudantes o contacto com ideias inovadoras e facilitadoras da inserção profissional.
Estágio (E)
Momentos presenciais de natureza eminentemente prática realizada em contexto empresarial/organizacional. Os estudantes integrarão os conhecimentos já adquiridos, desenvolvendo-os e colocando-os em prática. Os estágios dependem da área de especialização profissional escolhida pelos alunos e podem contribuir para o desenvolvimento das competências previstas. Assim, perspectivam a aplicação de conhecimentos, integração no environment profissional, compreensão das tarefas atribuídas de forma contextualizada, aprofundando as competências de comunicação através do exercício em contexto de estágio, e as competências de aprendizagem recorrendo aos conhecimentos subjacentes aos objectivos de aprendizagem. Estes estágios integrados na estrutura curricular e realizados no 6º semestre do curso de licenciatura prevêem a realização de um projecto de estágio; trabalho profissionalizante desenvolvido no local de estágio com a participação nas tarefas quotidianas supervisionado por um profissional de comunicação e culminam com um relatório descritivo e crítico das actividades desenvolvidas e avaliado pelas duas entidades envolvidas no processo (ESTA e entidade que faculta o estágio).
Aula que pode tomar a forma de conferências e debates subordinados a temáticas que facultam aos estudantes o contacto com ideias inovadoras e facilitadoras da inserção profissional.
Estágio (E)
Momentos presenciais de natureza eminentemente prática realizada em contexto empresarial/organizacional. Os estudantes integrarão os conhecimentos já adquiridos, desenvolvendo-os e colocando-os em prática. Os estágios dependem da área de especialização profissional escolhida pelos alunos e podem contribuir para o desenvolvimento das competências previstas. Assim, perspectivam a aplicação de conhecimentos, integração no environment profissional, compreensão das tarefas atribuídas de forma contextualizada, aprofundando as competências de comunicação através do exercício em contexto de estágio, e as competências de aprendizagem recorrendo aos conhecimentos subjacentes aos objectivos de aprendizagem. Estes estágios integrados na estrutura curricular e realizados no 6º semestre do curso de licenciatura prevêem a realização de um projecto de estágio; trabalho profissionalizante desenvolvido no local de estágio com a participação nas tarefas quotidianas supervisionado por um profissional de comunicação e culminam com um relatório descritivo e crítico das actividades desenvolvidas e avaliado pelas duas entidades envolvidas no processo (ESTA e entidade que faculta o estágio).
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