Comunicação Social [Turma 2004]

Apontamentos e notas dos alunos do curso de Comunicação Social (turma de 2004) da Escola Superior de Tecnologias de Abrantes - IPT.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Judeísmo (Relações Internacionais)

Judaísmo

Judaísmo é o nome dado à religião do povo judeu. É uma das três religiões monoteístas mais antigas: Judaísmo; Cristianismo; Islamismo;

O judaísmo defende um conjunto de doutrinas que o distingue de outras religiões, tais como:

* A crença monoteísta (o Criador)

* A eleição do povo de Israel como o povo escolhido para receber os mandamentos de Deus

* Dento da visão judaica do mundo, deus é o criador activo no Universo e que influencia a sociedade humana, na qual o judeu é aquele que pertence a uma linhagem com um pacto eterno com Deus

* O judeu não precisa seguir o judaísmo

* O judeu ganha essa condição naturalmente pelo nascimento, através da mãe

* O judaísmo só pode ser praticado por judeus, não é uma religião de conversão

* Esta religião respeita a pluralidade religiosa, desde que isso não interfira nos mandamentos judaicos

* Um elemento do pré-judaismo é o surgimento dos profetas, homens de diversas camadas sociais que pregavam e anunciavam profecias da parte de Deus

Ramificações do Judaísmo

Judaísmo Ortodoxo - considera que a Torá foi escrita por Deus que a ditou a Moisés, sendo as suas leis imutáveis. Os judeus ortodoxos consideram o Shulkhan Arukh (compilação das leis do Talmud do século XVI, pelo rabino Joseph Caro) como a codificação definitiva da lei judaica. O judaísmo ortodoxo exprime-se informalmente através de dois grupos, o judaísmo moderno ortodoxo e o judaísmo haredi

Judaísmo conservador - fora dos Estados Unidos é conhecido por judaísmo Masorti. Desenvolveu-se na Europa e nos Estados Unidos no século XIX, em resultado das mudanças introduzidas pelo Iluminismo e a Emancipação dos Judeus. Caracteriza-se por um compromisso em seguir as leis e práticas do judaísmo tradicional, têm uma atitude positiva em relação à cultura moderna e uma aceitação dos métodos rabínicos tradicionais de estudo das escrituras, bem como o recurso a modernas práticas de crítica textual. Considera que o judaísmo não é uma fé estática, mas uma religião que se adapta a novas condições. Para o judaísmo conservador, a Torá foi escrita por profetas inspirados por Deus, mas considera não se tratar de um documento da sua autoria.

Judaísmo reformista - formou-se na Alemanha em resposta ao Iluminismo. Rejeita a visão de que a lei judaica deva ser seguida pelo indíviduo de forma obrigatória, afirmando a soberania individual sobre o que observar. De início este movimento rejeitou práticas como a circuncisão, dando ênfase aos ensinamentos éticos dos profetas; as orações eram realizadas na língua vernácula. Hoje em dia, algumas congregações reformistas voltaram a usar o hebraico como língua das orações; a circuncisão é obrigatória.

Judaísmo reconstrucionista: formou-se entre a década de vinte e quarenta do século XX por Mordecai Kaplan, um rabino inicialmente conservador que mais tarde deu ênfase à reinterpretação do judaísmo em termos contemporâneos. À semelhança do judaísmo reformista não considera que a lei judaica deva ser suprema, mas ao mesmo tempo considera que as práticas individuais devem ser tomadas no contexto do consenso comunal.

Significados:

Torá – Livro sagrado, do género da Bíblia

Em breve será publicado o texto sobre a guerras que têm por fundamento a Religião. Peço desculpa pela demora, mas nao consigo fazer tudo ao mesmo tempo.

Eu vou dando novas,

Tiago Lopes